A FAROFA

Continuando a falar de Mandioca, não podemos não iniciar com a “Farofa” , ou seja um dos acompanhamentos mais comuns da gastronomia popular brasileira.

A farofa é feita com a farinha de mandioca, que vem misturada com vários ingredientes diferentes, de uma forma parecida com o cous-cous marroquino. No Brasil a farinha de mandioca é comercializada em saquinhos como a farinha de trigo, existe mais fina ou mais grossa, crua ou já torrada.

A farofa pode ser preparada simples, como a de alho, de ovos, de bacon, ou com uma mistura de mais ingredientes quando queremos um prato mais rico e especial.

Entre os outros possíveis ingredientes vou lembrar os mais usados: milho, lingüiça calabresa, salsinha e cebolinha, couve, banana, tomate, pimentão, passas, maça. O preparo é simples: uma vez escolhidos os ingredientes , os que precisam são corados em oleo ou manteiga, os ovos são preparado como ovos mexidos bem picadinhos, o bacon ou linguiça são fritos normalmente; depois é acrescentada a farinha com a quantidade de oleo necessaria a deixá-la não totalmente seca, e é deixada torrar ao ponto certo. Por ultimo os ingredientes que não necessitam de fritar, como salsa e cebolinha.

O resultado é uma farinha saborosa, grossa, que acompanha arroz, feijão e pratos de carne e frango, preferivelmente com molhos. O sabor é dificil de descrever, mas parece com um pão, e adquire o sabor dos ingredientes que leva. O aspecto é alegre e colorido, e podemos inventar muitas outras combinações. Eu amo fazer o frango desossado recheado com farofa, que é delicioso.

O valor nutricional da farofa depende dos ingredientes, mas aproximadamente é de 400 kal/100 gramas, com 80.3 gr de carboidratos, 2.1 gr de proteina e 9.1 de gorduras.

La “Farofa”

Continuando a parlare di Mandioca, non si puó non iniziare con la “Farofa” , ossia uno degli accompagnamenti piú comuni della gastronomia popolare brasiliana.

La farofa é fatta con la farina di mandioca, che viene mescolata a vari ingredienti differenti, un po’come il cous-cous. In Brasile si trova in sacchetti come quelli della farina, é piú fine o piú grossa, cruda o giá abbrustolita. La farofa puó essere preparata in maniera semplice, con aglio, con uova, con bacon, o con un misto di ingredienti, quando la si vuole piú ricca.

Tra i tanti altri ingredienti possibili, ricordo i piú usuali: mais, salsiccia, prezzemolo, cipolla, cavolo, banana, pomodoro, piselli, peperoni, uvetta, mela.

La preparazione é semplicissima: una volta scelti gli ingredienti, si fanno rosolare in olio o burro, nel caso di aglio e cipolla si lasciano colorire, il bacon e la salsiccia si lasciano friggere nel proprio grasso, le uova si fanno come le scramble eggs; dopodiché si aggiunge agli ingredienti la quantitá di olio o burro necessaria a dare un pó di umiditá alla farina, e si aggiunge quest’ultima, mescolando e lasciandola abbrustolire al punto giusto.

Il risultato é una farina saporita, grossa, che si affianca al riso e a piatti di carne, pollo, preferibilmente con sugo.

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