Validade do Pão???


Talvez Você seja tão jovem que só conheceu pães industrializados com prazo de validade de um mês, mas sinto muito lhe informar: pão artesanal, natural, saudável não tem validade de mês e nem de semana. Mas não se assuste: dura sim , de 5 a 7 dias dependendo de como conservado, do clima e...da rapidez com a qual Você e sua família irão acabar com ele! Falando sério: pão antigamente ficava duro. Hoje não fica, fica borrachudo, fica ali, te olhando do seu pacote plástico com prazo de validade de um mês como a maioria dos pães de forma e de cereais que achamos nos mercados; isso graças mais uma vez aos aditivos, conservantes, anti-mofo, estabilizadores, melhoradores, e sei lá o que. (veja matéria sobre levedos AQUÍ ) Até o pão francês que você compra todo dia, envelhece de uma forma ...diferente. Mas o pão artesanal saudável e natural, ele não contem nada disso. Então ele: -com clima seco e se deixado ao ar resseca; -com clima úmido ele fica molhado, massudo e começa mofar (se reconhece pelo cheiro) Tem que ser guardado de preferencia dentro do saco de papel e este dentro do saco de celofane ( melhor que plástico pois é celulosa e "respira") (veja notas ao final da página); consumido de preferência em 5 dias, dura até 7 dependendo das condições. Fica perfeito congelado: você compra, congela, retira do freezer a noite e de manhã ele está como fresco. Ideal é esquentar as fatias levemente em um forninho, torradeira, sandwicheira, forno convencional ( jamais microondas!!), para ele ficar delicioso como se tivesse acabado de sair do forno! Portanto...por favor, não me perguntem a data de validade do pão! O pão é fresco, a Veramente Italiana entrega pão do dia (noite anterior), e trabalho exclusivamente com encomendas. Você pode comprar toda semana, as fornadas irão aumentar de frequência, e você pode pedir mais pães e congelar. Prefira pão saudável! Diga não aos conservantes e aditivos! Saiba mais sobre celofane Celofane - Características Técnicas Celofane - (Descrição: O celofane é um polímero natural derivado da celulose. Tem o aspecto de uma película fina, transparente, flexível e resistente a esforços de tensão, porém muito fácil de ser cortado. Vantagens:

a. O celofane é um material 100% biodegradável, ou seja, é ecologicamente correto.

b. Seu brilho é muito superior a qualquer outro plástico.

c. O celofane nada mais é do que um papel transparente. Assim ele tem uma característica muito interessante: ele “respira”.

Vamos explicar melhor isso:

Os plásticos (provenientes do petróleo) são, invariavelmente, barreira contra umidade. Isto significa dizer que quando você embala um produto, depois de fechada a embalagem, não entrará nem sairá a umidade. O que poderia ser uma vantagem gera muitas desvantagens para determinados produtos. Veja o caso dos pães rústicos; o gostoso de um pão italiano é sua crocância. Mas, como tempo o pão libera umidade. Se embalado com um plástico comum ele se tornará “borrachudo”.

Da mesma forma, produtos caseiros que não levam aditivos químicos como anti-mofo tem o seu shelf-life (tempo de vida útil) diminuído quando embalado com plásticos comuns, pois quando a umidade deles não sai da embalagem, num país quente como o nosso, as bactérias (mofo) se proliferam com muita rapidez.

Assim, embalar produtos que serão expostos em pontos de venda são muito mais resistentes (ou seja, seu tempo de vida útil aumenta bastante) o que gera uma grande economia para o produtor, já que ele minimizará suas perdas com produtos fora da validade.

d. O celofane permite torção (você torce ou vinca o material e ele se mantém torcido / vincado).

Isso é muito importante pois facilita em muito a embalagem.

e. Quando utilizado para assar carnes (ver mercados) suas propriedades são também muito apreciadas: todos nós sabemos que o que confere sabor à carne é sua gordura. Se você assa uma carne com alumínio ou poliéster (opções de mercado) a carne é cozida em sua própria umidade, o que seria o mesmo que cozinha-la numa panela. Quando utilizamos o celofane, a água contida na carne vai se evaporando aos poucos o que permite a última ser cozida em sua própria gordura. Desta forma ela fica mais saborosa e macia, além de crocante.

Desvantagens

a. O celofane é sensível a umidade externa (como ocorre com o papel), logo, o armazenamento do produto deve se dar em local seco.

b. Seu custo é relativamente superior ao dos plásticos.

c. É um produto invariavelmente importado, ou seja, não existe produção do filme no Brasil o que faz com que ele esteja sujeito a variações de preço mais constantes de acordo com o câmbio.

Principais Aplicações (para embalagem de):

- Pães rústicos (pão italiano, panesi)

- Churrasco (em especial carnes gordurosas como costela e cupim)

- Flores (utilizado somente para embrulhos com valor agregado)

- Balas de coco caramelizadas (também chamadas de balas baianas)

- Balas de goma árabe- Maçã do amor- Sabonetes- Velas de sete dias

- Doces de frutas

- Chocolates, brownies, pães de mel.

Fonte: http://www.lowprofile.com.br/pagina/celofane-ou-bopp-caracteristicas-tecnicas.html

Posts Em Destaque